CRIADO PARA A SUA EDIFICAÇÃO

Sejam bem vindos! Aqui a verdade é exposta sem maquiagem. A Bíblia é a autoridade para falar de Deus e da Sua relação com as suas criaturas.

"Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (Atos 13.48)

Confissão de Fé

Creio que a justificação e a salvação do homem têm como causa meritória a justiça de Cristo e o seu sacrifício perfeito. A salvação dos seres humanos caídos é pela graça de Deus somente, tem como instrumento somente a fé, tem como fim somente a glória de Deus, tendo como a única fonte da verdade e a única autoridade, em relação a esse assunto, somente as Escrituras, Antigo e Novo Testamentos, num total de 66 livros.

Creio que os “cinco Solas” são a verdade bíblica:

“Sola Scriptura”. Somente as Escrituras!
“Solus Christus”. Somente Cristo!
“Sola Gratia”. Somente a graça!
“Sola Fide”. Somente a fé!
“Soli Deo Gloria”. Somente a glória de Deus!

Creio que a salvação é, do começo ao fim, uma obra de Deus (monergismo) e que o homem nada pode fazer para cooperar com Deus para a sua própria salvação. Essa visão está claramente exposta nos chamados “cinco pontos do calvinismo”:

  • Depravação total – A queda de Adão afetou a totalidade da pessoa do homem.
  • Eleição incondicional – A eleição é baseada exclusivamente na vontade de Deus e não na presciência de fé ou obras.
  • Expiação limitada – A redenção foi obtida por Cristo para os eleitos.
  • Graça irresistível – A regeneração pelo Espírito Santo é eficaz para os eleitos.
  • Perseverança de Deus junto aos Santos – Deus vai, pela graça, completar o que Ele começou na regeneração.

Creio que a Bíblia toda, Antigo e Novo Testamentos, constitui uma unidade, que a pessoa de Jesus Cristo, Sua obra e Seu reino, constituem o tema central da Bíblia e que Jesus Cristo é o único meio de salvação em todos os tempos, tanto antes como depois da Sua primeira vinda, e, portanto, somente Ele salvou todos os eleitos em todas as eras.

Creio que a Bíblia toda tenha sido inspirada por Deus, sendo assim infalível, e que constitui a única autoridade no que se refere à genuína religião, e que Ele nos deu como diretriz com relação à fé e à conduta em todas as áreas da nossa vida.


Pesquisar este blog

CATECISMO


Um Catecismo Puritano


Com Provas

Compilado

por Charles Haddon Spurgeon

"Herdeiro dos Puritanos"

Tenho certeza que o uso de um bom catecismo por nossas famílias será uma grande proteção contra os erros doutrinários que cada dia aumentam. Por isso, formei este catecismo usando outros da Assembléia de Westminster, para ser usado em minha igreja. Se for usado em casa ou classes deve ser explicado e as palavras cuidadosamente decoradas, pois serão melhor entendidas com o passar dos anos.

Que o Senhor abençoe meus amigos e suas famílias eternamente é a oração do seu pastor, C. H. Spurgeon.

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Timóteo 2:15.)

Publicado depois de 14 de outubro de 1855, quando Spurgeon estava com 21 anos. Em 14 de outubro, Spurgeon, pregou seu sermão número 46 às pessoas que se juntaram para ouvi-lo na New Park Street Chapel. Quando o sermão foi publicado conteve um anúncio deste catecismo. O texto daquela manhã era: “Senhor, tu tens sido nosso refúgio de geração a geração” (Salmos 90:1).

Questões e Respostas (com provas)

1. Pergunta. Qual é o objetivo principal do homem?

Resposta. O objetivo principal do homem é glorificar a Deus (I Coríntios 10:31), e ter comunhão com Ele para sempre (Salmo 73:25-26)

2. Pergunta. Que regra Deus nos deu para nos ensinar como podemos glorificá-lO?

Resposta. A Palavra de Deus, contida nas Escrituras do Velho e do Novo Testamentos (Efésios 2:20; II Timóteo 3:16), é a única regra que nos ensina como glorificar a Deus e ter comunhão com Ele (I João 1:3).

3. Pergunta. O que é que as Escrituras ensinam principalmente?

Resposta. As Escrituras ensinam principalmente o que o homem deve crer em relação a Deus, e o que Deus requer do homem (II Timóteo 1:13; Eclesiastes 12:13).

4. Pergunta. Quem é Deus?

Resposta. Deus é um Espírito (João 4:24), infinito (Jó 11:7), eterno (Salmo 90:2; I Timóteo 1:17), imutável (Tiago 1:17) em seu ser (Êxodo 3:14), sabedoria, poder (Salmo 147:5), santidade (Apocalipse 4:8), justiça, bondade e verdade (Êxodo 34:6-7).

5. Pergunta. Há mais do que um Deus?

Resposta. Há um só Deus (Deuteronômio 6:4) vivo e verdadeiro (Jeremias 10:10).

6. Pergunta. Quantas pessoas há na Trindade?

Resposta. Há três pessoas: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo. Os três são um Deus, iguais em essência, poder e glória (I João 5:7; Mateus 28:19).

7. Pergunta. Quais são os decretos de Deus?

Resposta. Os decretos de Deus são Seu propósito eterno de acordo com o conselho de Sua própria vontade, pelo que por Sua própria glória Ele predestinou tudo o que haveria de acontecer (Efésios 1:11-12).

8. Pergunta. Como Deus executa Seus decretos?

Resposta. Deus executa Seus decretos nas obras da criação (Apocalipse 4:11) e providência (Daniel 4:35).

9. Pergunta. O que são as obras da criação?

Resposta. A obra da criação é Deus fazer tudo (Gênesis 1:1) do nada, pela palavra do Seu poder (Hebreus 11:3), e tudo muito bem (Gênesis 1:31).

10. Pergunta. Como Deus criou o homem?

Resposta. Deus criou o homem, macho e fêmea, à Sua própria imagem (Gênesis 1:27), em conhecimento, justiça, e santidade (Colossenses 3:10), com domínio sobre as criaturas (Gênesis 1:28).

11. Pergunta. Quais são as obras da providência de Deus?

Resposta. As obras de providência de Deus são o modo santo (Salmo 145:17), sábio (Isaías 28:29) e poderoso (Hebreus 1:3) de preservar e governar todas as Suas criaturas e Suas ações (Salmo 103:19).

12. Pergunta. Que ato especial da providência Deus exerceu sobre o homem no estado em que foi criado?

Resposta. Quando Deus criou o homem, fez um pacto de vida com ele, tendo como condição uma obediência perfeita (Gálatas 3:12); proibindo-o de comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, sob a pena de morte (Gênesis 2:17).

13. Pergunta. Nossos primeiros pais continuaram no estado em que foram criados?

Resposta. Nossos primeiros pais, recebendo a liberdade da própria vontade, caíram do estado em que foram criados, ao pecarem contra Deus (Eclesiastes 7:29), comendo o fruto proibido (Gênesis 3:6-8).

14. Pergunta. O que é pecado?

Resposta. Pecado é qualquer falta de conformidade com a lei de Deus ou qualquer transgressão dessa lei (I João 3:4).

15. Pergunta. Toda a raça humana caiu na primeira transgressão de Adão?

Resposta. O pacto foi feito com Adão, não só para si como para sua posteridade, e sendo que toda a humanidade originou-se e descendeu dele, pecou e caiu com ele nesta primeira transgressão (I Coríntios 15:22; Romanos 5:12).

16. Pergunta. A queda levou a raça humana a que estado?

Resposta. A queda levou toda a raça humana a um estado de pecado e miséria (Romanos 5:18).

17. Pergunta. Em que consiste a pecaminosidade do estado em que o homem caiu?

Resposta. A pecaminosidade do estado em que o homem caiu consiste na culpa do primeiro pecado de Adão (Romanos 5:19), a falta de justiça-própria (Romanos 3:10), e a corrupção da natureza toda, que é chamado comumente de pecado original (Efésios 2:1), juntamente com todas as transgressões que procedem dele (Mateus 15:19).

18. Pergunta. Qual é a miséria desse estado em que o homem caiu?

Resposta. Toda a raça humana, pela queda, perdeu a comunhão com Deus (Gênesis 3:8 e 24), está sob Sua ira e maldição (Efésios 2:3; 3), e assim sujeita a todas as misérias nesta vida, à própria morte e ao tormento do inferno para sempre (Romanos 6:23; Mateus 25:41).

19. Pergunta. Deus deixou a raça humana perecer no estado de pecado e miséria?

Resposta. Deus tendo, de Seu prazer por toda a eternidade, eleito alguns para a vida eterna (II Tessalonicenses 2:13), fez um pacto de graça, para livrá-los do estado de pecado e miséria e trazê-los ao estado da salvação através do Redentor (Romanos 5:21).

20. Pergunta. Quem é o Redentor dos eleitos de Deus?

Resposta. O único Redentor dos eleitos de Deus é o Senhor Jesus Cristo (I Timóteo 2:5), que sendo o Filho eterno de Deus, se tornou homem (João 1:14), sendo e continuando a ser Deus e Homem, com duas naturezas distintas e uma pessoa para sempre (Colossenses 2:9).

21. Pergunta. Como Cristo, sendo o Filho de Deus, se tornou homem?

Resposta. Cristo, o Filho de Deus, se tornou homem ao receber um corpo real (Hebreus 2:14), e alma racional (Mateus 26:38), sendo concebido pelo poder do Espírito Santo na virgem Maria, e nascendo dela (Lucas 1:31,35), mas sem pecado (Hebreus 7:26).

22. Pergunta. Que ofícios Cristo executa como nosso Redentor?

Resposta. Cristo, como nosso Redentor, executa os ofícios de profeta (Atos 3:22), sacerdote (Hebreus 5:6) e rei (Salmo 2:6); tanto em Seu estado de humilhação, como de exaltação.

23. Pergunta. Como Cristo executa o ofício de profeta?

Resposta. Cristo executa o ofício de profeta, revelando em nós (João 1:18), através de Sua Palavra (João 20:31) e Espírito (João 14:26), a vontade de Deus para nossa salvação.

24. Pergunta. Como Cristo executa o ofício de sacerdote?

Resposta. Cristo executa o ofício de sacerdote ao Se oferecer uma vez como sacrifício, a fim de satisfazer a justiça divina (Hebreus 9:28), e nos reconciliar com Deus (Hebreus 2:17), e ao fazer intercessão contínua por nós (Hebreus 7:25).

25. Pergunta. Como Cristo executa o ofício de rei?

Resposta. Cristo executa o ofício de rei ao nos sujeitar para Si (Salmo 110:3), ao reinar e nos defender (Mateus 2:6; I Coríntios 15:25) e ao reter e vencer todos os Seus e nossos inimigos.

26. Pergunta. Em que consiste a humilhação de Cristo?

Resposta. A humilhação de Cristo consiste em ter nascido, em humilde condição (Lucas 2:7), sob a lei (Gálatas 4:4), sofrendo as misérias desta vida (Isaías 53:3), a ira de Deus (Mateus 27:46), a maldição da morte na cruz (Filipenses 2:8), ao ser sepultado, e por um tempo continuar sob o poder da morte (Mateus 12:40).

27. Pergunta. Em que consiste a exaltação de Cristo?

Resposta. A exaltação de Cristo consiste em Sua ressurreição dos mortos ao terceiro dia (I Coríntios 15:4), em Sua ascensão ao céu e no fato de estar sentado à destra de Deus Pai (Marcos 16:19), e em Sua vinda para julgar o mundo no último dia (Atos 17:31).

28. Pergunta. Como somos feitos participantes da redenção comprada por Cristo?

Resposta. Somos feitos participantes da redenção comprada por Cristo, através da aplicação eficaz disto a nós (João 1:12) pelo Espírito Santo (Tito 3:5-6).

29. Pergunta. Como o Espírito Santo aplica a redenção comprada por Cristo a nós?

Resposta. O Espírito Santo aplica a redenção comprada por Cristo a nós, por operar fé em nós (Efésios 2:8) e unindo-nos assim a Cristo em sua chamada eficaz (Efésios 3:17).

30. Pergunta. O que é a chamada eficaz?

Resposta. A chamada eficaz é a obra do Espírito de Deus (II Timóteo 1:9), pela qual, Ele nos convence de nosso pecado e miséria (Atos 2:37), ilumina nossa mente no conhecimento de Cristo (Atos 26:18), renova nossa vontade (Ezequiel 36:26), nos persuade e capacita a abraçar Jesus Cristo oferecido gratuitamente a nós no Evangelho (João 6:44-45).

31. Pergunta. Que benefícios têm nesta vida aqueles que são chamados eficazmente?

Resposta. Os que são chamados eficazmente tem nesta vida a justificação (Romanos 8:30), adoção (Efésios 1:5), santificação, e os vários outros benefícios, que ou os acompanham ou fluem delas (I Coríntios 1:30).

32. Pergunta. O que é justificação?

Resposta. A justificação é o ato da livre graça de Deus, em que Ele perdoa todos os nossos pecados (Romanos 3:24), e nos aceita como justos em sua vista (II Coríntios 5:21), só pela justiça de Cristo imputada a nós (Romanos 5:19), que é recebido unicamente pela fé (Gálatas 2:16; Filipenses 3:9).

33. Pergunta. O que é adoção?

Resposta. A adoção é o ato da livre graça de Deus (I João 3:1), pela qual somos recebidos no número dos salvos, e temos o direito a todos os privilégios dos filhos de Deus (João 1:12; Romanos 8:17).

34. Pergunta. O que é santificação?

Resposta. A santificação é a obra do Espírito de Deus (II Tessalonicenses 2:13), pela qual somos renovados no homem novo feito à imagem de Deus (Efésios 4:24), e somos mais e mais capacitados a morrer para o pecado, e a viver para a justiça (Romanos 6:10).

35. Pergunta. Quais são os benefícios que acompanham ou fluem da justificação, adoção e santificação nesta vida?

Resposta. Os benefícios que acompanham ou fluem da justificação nesta vida (Romanos 5:1-2, 5), são a certeza do amor de Deus, paz de consciência, gozo no Espírito Santo (Romanos 14:17), crescimento na graça de Deus, e perseverança até o fim (Provérbios 4:18; I João 5:13; I Pedro 1:5).

36. Pergunta. Que benefícios os crentes recebem de Cristo quando morrem?

Resposta. O espírito dos crentes na morte se torna perfeito em santidade (Hebreus 12:23), e passa imediatamente para a glória (Filipenses 1:23; II Coríntios 5:8; Lucas 23:43), e seu corpo, sendo ainda unido a Cristo (I Tessalonicenses 4:14), descansa no túmulo (Isaías 57:2) até a ressurreição (Jó 19:26).

37. Pergunta. Que benefícios os crentes recebem de Cristo na ressurreição?

Resposta. Na ressurreição, os crentes sendo ressuscitados em glória (I Coríntios 15: 43), serão reconhecidos e declarados justificados no dia do juízo (Mateus 10:32), e feitos perfeitamente abençoados tanto no espírito quanto no corpo desfrutando completamente a comunhão com Deus (I João 3:2) por toda a eternidade (I Tessalonicenses 4:17).

38. Pergunta. O que acontecerá ao ímpio em sua morte?

Resposta. O espírito do ímpio será lançado nos tormentos do inferno na morte (Lucas 16:22-24), e o corpo ficará no túmulo até a ressurreição e julgamento do grande dia (Salmo 49:14).

39. Pergunta. O que acontecerá ao ímpio no dia do juízo?

Resposta. No dia do juízo o corpo do ímpio será ressuscitado do túmulo e sentenciado, juntamente com o espírito, aos tormentos inexprimíveis com o diabo e seus anjos para sempre (Daniel 12:2; João 5:28-29; II Tessalonicenses 1:9; Mateus 25:41).

40. Pergunta. O que Deus revelou ao homem como regra de obediência?

Resposta. A primeira regra que Deus revelou ao homem foi a lei moral (Deuteronômio 10:4; Mateus 19:17), que deve ser obedecida e que está resumidamente compreendida nos dez mandamentos.

41. Pergunta. Em que se resume os dez mandamentos?

Resposta. Os dez mandamentos se resumem em amar ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu pensamento; e o teu próximo como a ti mesmo (Mateus 22:37-40).

42. Pergunta. Qual é o primeiro mandamento?

Resposta. O primeiro mandamento é: Êxodo 20:3. “Não terás outros deuses diante de mim”.

43. Pergunta. O que se exige no primeiro mandamento?

Resposta. O primeiro mandamento exige que conheçamos (I Crônicas 28:9) e reconheçamos Deus como nosso único Deus verdadeiro (Deuteronômio 26:17) e adorar e glorificá-lO assim (Mateus 4:10).

44. Pergunta. Qual é o segundo mandamento?

Resposta. O segundo mandamento é: Êxodo 20:4-6. “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra”.

45. Pergunta. O que se exige no segundo mandamento?

Resposta. O segundo mandamento exige receber, observar (Deuteronômio 32:56) e manter puros e completos toda a adoração religiosa e ordenanças como Deus mostrou em sua Palavra (Deuteronômio 12:32).

46. Pergunta. O que é proibido no segundo mandamento?

Resposta. O segundo mandamento proíbe a adoração a Deus através de imagens (Deuteronômio 4:15-16) ou qualquer outro modo que não está mostrado na Sua Palavra (Colossenses 2:18).

47.Pergunta. Qual é o terceiro mandamento?

Resposta. O terceiro mandamento é: Êxodo 20:7. “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”.

48. Pergunta. O que se exige no terceiro mandamento?

Resposta. O terceiro mandamento exige o uso santo e reverente dos nomes (Salmo 29:2), títulos, atributos (Apocalipse 15:3-4), ordenanças (Eclesiastes 5:1), palavra (Salmo 138:2) e obras (Jó 36:24; Deuteronômio 28:58-59) de Deus.

49. Pergunta. Qual é o quarto mandamento?

Resposta. O quarto mandamento é: Êxodo 20:8-11. “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas tendas.”

50. Pergunta. O que se exige no quarto mandamento?

Resposta. O quarto mandamento exige que sejam reservados santos a Deus os tempos que Ele determinou em Sua Palavra, especialmente um dia completo dos sete, que deve ser um sábado santo a Ele (Levítico 19:30).

51. Pergunta. Como se deve santificar o sábado?

Resposta. O dia do Senhor deve ser santificado através de um descanso santo do dia inteiro, até mesmo de trabalhos e divertimentos mundanos que são certos nos outros dias (Levítico 23:3), e passar o tempo inteiro em adoração pública ou particular a Deus (Salmo 92:1-2), exceto nas obras necessárias de caridade (Mateus 12:11-12).

52. Pergunta. Qual é o quinto mandamento?

Resposta. O quinto mandamento é: Êxodo 20:12. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

53. Pergunta. O que se exige no quinto mandamento?

Resposta. O quinto mandamento exige preservar a honra e realizar as obrigações devidas aos pais e a cada um em vários lugares e relacionamentos a superiores (Efésios 5:21-22), inferiores (Efésios 6:1, 5) ou iguais (Romanos 13:1).

54. Pergunta. Que razão vem anexada ao quinto mandamento?

Resposta. A razão anexada ao quinto mandamento é uma promessa de longa vida e prosperidade aqueles que guardam este mandamento de Deus e O servem para Sua glória e seu próprio bem (Efésios 6:2-3).

55. Pergunta. Qual é o sexto mandamento?

Resposta. O sexto mandamento é: Êxodo 20:13. “Não matarás”

56. Pergunta. O que o sexto mandamento proíbe?

Resposta. O sexto mandamento proíbe tirar a própria vida (Atos 16:28), ou a do próximo sem razão (Gênesis 9:6), ou tudo o que inclina-se a isso (Provérbios 24:11-12).

57. Pergunta. Qual é o sétimo mandamento?

Resposta. O sétimo mandamento é: Êxodo 20:14. “Não adulterarás”.

58. Pergunta. O que o sétimo mandamento proíbe?

Resposta. O sétimo mandamento proíbe todos os pensamentos (Mateus 5:28; Colossenses 4:6), palavras (Efésios 5:4; II Timóteo 2:22), e ações (Efésios 5:3) que são impuros.

59. Pergunta. Qual é o oitavo mandamento?

Resposta. O oitavo mandamento é: Êxodo 20:15. “Não furtarás”.

60. Pergunta. O que o oitavo mandamento proíbe?

Resposta. O oitavo mandamento proíbe tudo que prejudica a riqueza, prosperidade ou bem-estar de nós mesmos (I Timóteo 5:8; Provérbios 28:19; Provérbios 21:6) ou dos outros (Efésios 4:28) injustamente.

61. Pergunta. Qual é o nono mandamento?

Resposta. O nono mandamento é: Êxodo 20:16. “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo”.

62. Pergunta. O que o nono mandamento exige?

Resposta. O nono mandamento exige manter a verdade entre homem e homem (Zacarias 8:16), e manter limpo nosso nome (I Pedro 3:16; Atos 25:10) e o do próximo (III João 12), especialmente perante um tribunal (Provérbios 14:5, 25).

63. Pergunta. Qual é o décimo mandamento?

Resposta. O décimo mandamento é: Êxodo 20:17. “Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a tua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo”.

64. Pergunta. O que o décimo mandamento proíbe?

Resposta. O décimo mandamento proíbe o descontentamento com o que temos (I Coríntios 10:10), inveja ou cobiça com o que é do próximo (Gálatas 5:26), e todas as emoções e afeições desordenados em relação a qualquer coisa que pertença a ele (Colossenses 3:5).

65. Pergunta. Existe alguém capaz de cumprir perfeitamente os mandamentos de Deus?

Resposta. Nenhum mero homem, desde a queda, pode guardar perfeitamente os mandamentos de Deus nesta vida (Eclesiastes 7:20), mas diariamente os quebra em pensamentos (Gênesis 8:21), palavras (Tiago 3:8) e ações (Tiago 3:2).

66. Pergunta. Todas as transgressões da lei são igualmente odiosas?

Resposta. Alguns pecados em si, e através de vários agravantes, são mais odiosos à vista de Deus do que outros (I João 19:11; I João 5:16).

67. Pergunta. O que cada pecado merece?

Resposta. Cada pecado merece a ira e maldição de Deus, tanto nesta quanto na vida porvir (Efésios 5:6; Salmo 11:6).

68. Pergunta. Como podemos escapar da ira e maldição de Deus, merecidas por nós, por causa dos nossos pecados?

Resposta. Para escaparmos da ira e maldição de Deus, merecidas por nós, por causa do pecado, temos que crer no Senhor Jesus Cristo (João 3:16), confiando só em Seu sangue e justiça. Esta fé é acompanhada pelo arrependimento da vida passada pecaminosa (Atos 20:21) e leva à santidade na vida cristã futura.

69. Pergunta. O que é fé em Jesus Cristo?

Resposta. Fé em Jesus Cristo é a graça de Deus (Hebreus 10:39), pela qual recebemos (João 1:12) e descansamos só nEle para a salvação (Filipenses 3:9), como Ele anunciou no Evangelho (Isaías 33:22).

70. Pergunta. O que é arrependimento para a vida?

Resposta. Arrependimento para a vida é a graça de Deus (Atos 11:18), por meio da qual um pecador, sentindo os próprios pecados (Atos 2:37) e entendendo e recebendo a misericórdia de Deus em Cristo (Joel 2:13), com tristeza e ódio deixa os seus pecados e volta-se para Deus (Jeremias 31:18-19), com o firme propósito de se esforçar para obedecer o seu Senhor (Salmo 119:59).

71. Pergunta. Quais são os meios exteriores pelos quais o Espírito Santo nos comunica os benefícios da redenção?

Resposta. Os meios exteriores e comuns pelos quais o Espírito Santo nos comunica os benefícios da redenção de Cristo são a Palavra, através da qual as almas são geradas (regeneradas) para uma vida espiritual; o Batismo, a Ceia do Senhor, a Oração e a Meditação, pelos quais todos os crentes são posteriormente edificados na mais santa fé (Atos 2:41-42; Tiago 1:18).

72. Pergunta. Como a Palavra se torna eficaz para a salvação?

Resposta. O Espírito de Deus faz a leitura, mas especialmente a pregação da Palavra, meios eficazes de convencer e converter os pecadores (Salmo 19:7), e de edificá-los em santidade (I Tessalonicenses 1:6), pela fé para a salvação (Romanos 1:16).

73.Pergunta. Como a Palavra deve ser lida e ouvida para que se torne eficaz para a salvação?

Resposta. Para que a Palavra se torne eficaz para a salvação, devemos ouvi-la com diligência (Provérbios 8:34), preparação (I Pedro 2:1-2) e oração (Salmo 119:18), recebendo-a com fé (Hebreus 4:2) e amor (II Tessalonicenses 2:10), gravando-a no coração (Salmo 119:11), e praticando-a na vida (Tiago 1:25).

74. Pergunta. Como o Batismo e a Ceia do Senhor se tornam úteis espiritualmente?

Resposta. O Batismo e a Ceia do Senhor se tornam úteis espiritualmente, não por causa de nenhuma virtude em si mesmos, nem em quem os administra (I Coríntios 3:7; I Pedro 3:21), mas só pela bênção de Cristo (I Coríntios 3:6) e obra do Espírito naqueles que os recebem pela fé (I Coríntios 12:13).

75. Pergunta. O que é o Batismo?

Resposta. O Batismo é uma ordenança do Novo Testamento, instituído por Jesus Cristo (Mateus 28:19), para ser à pessoa batizada o símbolo de sua comunhão com Ele em sua morte, sepultamento e ressurreição (Romanos 6:3; Colossenses 2:12), de ser enxertado nEle (Gálatas 3:27), da remissão dos pecados (Marcos 1:4; Atos 22:16) e de sua entrega a Deus através de Jesus Cristo, para viver e andar em novidade de vida (Romanos 6:4-5).

76. Pergunta. Quem pode ser batizado?

Resposta. Todos aqueles que realmente professam arrependimento (Atos 2:38; Mateus 3:6; Marcos 16:16; Atos 8:12, 36-37; Atos 10:47-48) para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo e nenhum outro.

77. Pergunta. Os filhinhos dos que se professam crentes devam ser batizados?

Resposta. Os filhinhos de tais crentes professos não devem ser batizados porque não há ordem nem exemplo nas Santas Escrituras para que sejam batizados (Êxodo 23:13; Provérbios 30:6).

78. Pergunta. Como é o batismo administrado de modo correto?

Resposta. O batismo administrado de modo correto é pela imersão, isto é: o mergulho de todo o corpo da pessoa na água (Mateus 3:16), em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, de acordo com a instituição de Cristo e a prática dos apóstolos (Mateus 28:19-20), e não pela aspersão ou derramamento de água, ou mergulho de uma parte do corpo, segundo a tradição dos homens (João 4:1-2).

79. Pergunta. Qual é a obrigação daqueles que são corretamente batizados?

Resposta. É obrigação daqueles corretamente batizados, o se darem a uma igreja verdadeira de Jesus Cristo em particular (Atos 2:47; I Pedro 2:5), para que possam andar irrepreensíveis em todos os mandamentos e ordenanças do Senhor (Lucas 1:6).

80. Pergunta. O que é a Ceia do Senhor?

Resposta. A Ceia do Senhor é uma ordenança do Novo Testamento, instituída por Jesus Cristo; pela qual dando e recebendo pão e vinho, de acordo com a ordem do Senhor, Sua morte é mostrada (I Coríntios 11:23-26) e os recebedores são, não de forma carnal nem corpórea, mas pela fé, feitos participantes de Seu corpo e sangue, com todos os Seus benefícios, ao alimento espiritual e crescimento em graça (I Coríntios 10:26).

81. Pergunta. O que se requer para se receber dignamente a Ceia do Senhor?

Resposta. Requer-se daqueles que desejam participar dignamente da Ceia do Senhor, que se examinem para saber se discernirem o corpo do Senhor certamente (I Coríntios 11:28-29), a sua fé (II Coríntios 13:5), arrependimento (I Coríntios 11:31), amor (I Coríntios 11:18-20), obediência (I Coríntios 5:8), a fim de que participando indignamente comam e bebam condenação para si (I Coríntios 11:27-29).

82. Pergunta. O que significam as palavras: “Até que venha”, usadas pelo apóstolo Paulo em referência à Ceia do Senhor?

Resposta. Elas ensinam claramente que nosso Senhor Jesus Cristo virá outra vez; o que é a alegria e esperança de todos os crentes (Atos 1:11; I Tessalonicenses 4:16).

________________________________________

www.monergismo.com

Este site da web é uma realização de

Felipe Sabino de Araújo Neto®

Proclamando o Evangelho Genuíno de CRISTO JESUS, que é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.

TOPO DA PÁGINA

Estamos às ordens para comentários e sugestões.



Livros Recomendados

Recomendamos os sites abaixo:

Academia Calvínia/Arquivo Spurgeon/ Arthur Pink / IPCB / Solano Portela /Textos da reforma / Thirdmill

Editora Cultura Cristã /Edirora Fiel / Editora Os Puritanos / Editora PES / Editora Vida Nova



Comentários:

Postar um comentário

PARA VER MAIS POSTAGENS CLICK NA SETA À DIREITA, LOGO ACIMA.

Envio de artigos por e-mail

Agora os artigos, escritos no próprio blog, podem ser enviados por e-mail, é só clicar no artigo desejado, descer até o final do artigo, digitar o e-mail, abaixo dessa nota, e enviar. Abençoe seus amigos divulgando-lhes artigos que os ajudarão a compreenderem as Escrituras.

Envie artigos por e-mail, em PDF

Enviar artigo em PDF para

POSTAGENS MAIS VISITADAS

SEGUIR BLOG POR E-MAIL

DIVULGUE ESTE BLOG

BannerFans.com

VÍDEOS YOU TUBE, INCLUSIVE TEOLÓGICOS

Loading...

POR QUE DEUS DECRETOU O MAL?

DEUS PAI COMO AGENTE DA SALVAÇÃO

DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA NOSSA SALVAÇÃO

MORTOS NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 1

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 2

A SOBERANIA X A RESPONSABILIDADE DO HOMEM

SOBERANIA DE DEUS

INERRÂNCIA DAS ESCRITURAS