CRIADO PARA A SUA EDIFICAÇÃO

Sejam bem vindos! Aqui a verdade é exposta sem maquiagem. A Bíblia é a autoridade para falar de Deus e da Sua relação com as suas criaturas.

"Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (Atos 13.48)

Confissão de Fé

Creio que a justificação e a salvação do homem têm como causa meritória a justiça de Cristo e o seu sacrifício perfeito. A salvação dos seres humanos caídos é pela graça de Deus somente, tem como instrumento somente a fé, tem como fim somente a glória de Deus, tendo como a única fonte da verdade e a única autoridade, em relação a esse assunto, somente as Escrituras, Antigo e Novo Testamentos, num total de 66 livros.

Creio que os “cinco Solas” são a verdade bíblica:

“Sola Scriptura”. Somente as Escrituras!
“Solus Christus”. Somente Cristo!
“Sola Gratia”. Somente a graça!
“Sola Fide”. Somente a fé!
“Soli Deo Gloria”. Somente a glória de Deus!

Creio que a salvação é, do começo ao fim, uma obra de Deus (monergismo) e que o homem nada pode fazer para cooperar com Deus para a sua própria salvação. Essa visão está claramente exposta nos chamados “cinco pontos do calvinismo”:

  • Depravação total – A queda de Adão afetou a totalidade da pessoa do homem.
  • Eleição incondicional – A eleição é baseada exclusivamente na vontade de Deus e não na presciência de fé ou obras.
  • Expiação limitada – A redenção foi obtida por Cristo para os eleitos.
  • Graça irresistível – A regeneração pelo Espírito Santo é eficaz para os eleitos.
  • Perseverança de Deus junto aos Santos – Deus vai, pela graça, completar o que Ele começou na regeneração.

Creio que a Bíblia toda, Antigo e Novo Testamentos, constitui uma unidade, que a pessoa de Jesus Cristo, Sua obra e Seu reino, constituem o tema central da Bíblia e que Jesus Cristo é o único meio de salvação em todos os tempos, tanto antes como depois da Sua primeira vinda, e, portanto, somente Ele salvou todos os eleitos em todas as eras.

Creio que a Bíblia toda tenha sido inspirada por Deus, sendo assim infalível, e que constitui a única autoridade no que se refere à genuína religião, e que Ele nos deu como diretriz com relação à fé e à conduta em todas as áreas da nossa vida.


Pesquisar este blog

DEUS ESTÁ EM TODOS OS LUGARES?


ONIPRESENÇA DE DEUS



“Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá.” (Sl 139.7-10).

A Bíblia é muito enfática em mostrar que não há como fugir da presença de Deus. A razão é óbvia, Deus está em todos os lugares, sem exceção. Davi faz menção de pontos extremos nos quais Deus se encontra. V.8 Céus e abismo e V.9 Onde a expressão “Alvorada” quer dizer onde o sol nasce e confins dos mares (Mediterrâneo) onde ele se põe. Esse Salmo nos ensina mais do que isso, nos ensina que Deus está em todos os lugares plenamente. Observe que o salmista diz que para onde ele for Deus estará lá. É errado pensar que uma parte de Deus está aqui e a outra parte em outro lugar, pois isso seria limitá-Lo no espaço. Visto que Deus é o único Espírito infinito, e o que caracteriza um espírito é a ausência de um corpo, Ele não tem tamanho ou dimensão espacial, contudo, está presente em todos os lugares do espaço com todo o seu Ser.

Às vezes Deus se apresenta como tendo olhos, mãos, braços, ouvidos, asas etc. todas essas partes corporais ocupam um lugar no espaço e estão limitadas por ele; como entender, então, a onipresença de Deus?

Nessas passagens, onde Deus é apresentado com um corpo são na verdade figuras de linguagem:

ANTROPOMORFISMO

Figura de linguagem utilizada pelos escritores da Bíblia em que características físicas do ser humano são atribuídas a Deus com o propósito de ressaltar algo importante nEle. Por exemplo, a Bíblia às vezes se refere ao braço de Deus para demonstrar a Sua força. O antropomorfismo ajuda a tornar mais concretas certas verdades abstratas sobre Deus.

Outros exemplos: A face de Deus (Sl 139.7; Nm 6.24), a boca de Deus (Mq 4.4), os lhos de Deus (Jó 34.21), os ouvidos de Deus (Sl 17.6; 34.15), o braço de Deus (Is 52.10), a mão de Deus (Ex 7.5; 1Pe 5.6), Deus rangendo os dentes (Jó 16.9).

ZOOMORFISMO

Figura de linguagem em que características físicas de animais são atribuídas a Deus com o propósito de ressaltar alguma qualidade dEle. Por exemplo, a Bíblia fala de Deus com penas e asas: “Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro” (Sl 91.4); “Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades” (Sl 57.1).

As duas figuras de linguagem não têm o propósito de limitar o Senhor dentro de espaços, mas ressaltar verdades usando uma linguagem figurada.

Visto que Deus é um Espírito infinito, Ele não tem tamanho ou dimensão espacial, por isso, está presente em todos os lugares do espaço, e além do céu dos céus, com todo o seu Ser. A Bíblia nos ensina que nem mesmo os mais altos céus podem conter Deus: “Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.” (1Rs 8.27).

Na Bíblia, vemos o espaço sendo ocupado de três maneiras distintas:

1) Pela matéria – ela ocupa o espaço circunscritivamente porque está limitada por sua própria extensão (ver Mt 14.8,11).

2) Pelos espíritos finitos – como por exemplo os anjos e demônios, incluindo o diabo, ocupam o espaço definidamente, porque eles não estão em todos os lugares ao mesmo tempo (Gn 28.12; Mt 24.31; Mt 8.31; Jó 1.7)

3) Por Deus – Ele ocupa o espaço repletivamente porque está plenamente em todos os lugares (Sl 139.7-9; 1Rs 8.72)

Eliú está certo quando diz que: “Os olhos de Deus estão sobre os caminhos do homem e veem todos os seus passos. Não há trevas nem sombra assaz profunda, onde se escondam os que praticam a iniqüidade.” Isso é uma forma poética de dizer que Deus vê tudo porque está em todos os lugares. Por isso, Deus disse:

“Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o Senhor, e não também de longe? Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? — diz o Senhor; porventura, não encho eu os céus e a terra? — diz o Senhor.” (Jr 23.23-24).

Se Deus está em todos os lugares, Ele está nos lugares imundos e podres? Existem lugares imundos, podres, tóxicos onde nós, seres humanos, jamais poderíamos habitar, no entanto, Deus é Espírito, não pode ser contaminado pelo físico. A sua glória e dignidade não são depreciadas pelo fato de está em todos os lugares, pois Ele é incontaminável.

Agora entendo porque o salmista depois de contemplar a perfeição de Deus, disse: “Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir” (Sl 139.6).

IMPLICAÇÕES:

Somente um Espírito não limitado pode ser onipresente.

Saber que Deus é onipresente traz conforto aos que confiam nele. Em qualquer lugar que estivermos lá Ele estará. Não precisamos enfrentar fila para falar com Deus, Ele atende todos ao mesmo tempo, porque Ele está em todos os lugares plenamente.

Para o não cristão essa doutrina é aterrorizante: saber que Deus vê todas as suas ações, que não há lugar para se ausentar da Sua presença, pois até no inferno Deus está derramando a Sua ira contra o pecado. No inferno eles estão afastados da bondade de Deus: da sua longanimidade, graça e misericórdia, mas não da sua ira.

VERSÍCULO PARA MEMORIZAR

“Mas, de fato, habitaria Deus na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei.” (1Rs 8.27).

AUTOR: PR. EDUARDO SANTOS
1ª Igreja Cristã Evangélica da AICEB
CAXIAS-MA

Comentários:

Postar um comentário

PARA VER MAIS POSTAGENS CLICK NA SETA À DIREITA, LOGO ACIMA.

Envio de artigos por e-mail

Agora os artigos, escritos no próprio blog, podem ser enviados por e-mail, é só clicar no artigo desejado, descer até o final do artigo, digitar o e-mail, abaixo dessa nota, e enviar. Abençoe seus amigos divulgando-lhes artigos que os ajudarão a compreenderem as Escrituras.

Envie artigos por e-mail, em PDF

Enviar artigo em PDF para

POSTAGENS MAIS VISITADAS

DIVULGUE ESTE BLOG

BannerFans.com

POR QUE DEUS DECRETOU O MAL?

DEUS PAI COMO AGENTE DA SALVAÇÃO

DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA NOSSA SALVAÇÃO

MORTOS NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 1

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 2

A SOBERANIA X A RESPONSABILIDADE DO HOMEM

SOBERANIA DE DEUS

INERRÂNCIA DAS ESCRITURAS

Powered By Blogger