CRIADO PARA A SUA EDIFICAÇÃO

Sejam bem vindos! Aqui a verdade é exposta sem maquiagem. A Bíblia é a autoridade para falar de Deus e da Sua relação com as suas criaturas.

"Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (Atos 13.48)

Confissão de Fé

Creio que a justificação e a salvação do homem têm como causa meritória a justiça de Cristo e o seu sacrifício perfeito. A salvação dos seres humanos caídos é pela graça de Deus somente, tem como instrumento somente a fé, tem como fim somente a glória de Deus, tendo como a única fonte da verdade e a única autoridade, em relação a esse assunto, somente as Escrituras, Antigo e Novo Testamentos, num total de 66 livros.

Creio que os “cinco Solas” são a verdade bíblica:

“Sola Scriptura”. Somente as Escrituras!
“Solus Christus”. Somente Cristo!
“Sola Gratia”. Somente a graça!
“Sola Fide”. Somente a fé!
“Soli Deo Gloria”. Somente a glória de Deus!

Creio que a salvação é, do começo ao fim, uma obra de Deus (monergismo) e que o homem nada pode fazer para cooperar com Deus para a sua própria salvação. Essa visão está claramente exposta nos chamados “cinco pontos do calvinismo”:

  • Depravação total – A queda de Adão afetou a totalidade da pessoa do homem.
  • Eleição incondicional – A eleição é baseada exclusivamente na vontade de Deus e não na presciência de fé ou obras.
  • Expiação limitada – A redenção foi obtida por Cristo para os eleitos.
  • Graça irresistível – A regeneração pelo Espírito Santo é eficaz para os eleitos.
  • Perseverança de Deus junto aos Santos – Deus vai, pela graça, completar o que Ele começou na regeneração.

Creio que a Bíblia toda, Antigo e Novo Testamentos, constitui uma unidade, que a pessoa de Jesus Cristo, Sua obra e Seu reino, constituem o tema central da Bíblia e que Jesus Cristo é o único meio de salvação em todos os tempos, tanto antes como depois da Sua primeira vinda, e, portanto, somente Ele salvou todos os eleitos em todas as eras.

Creio que a Bíblia toda tenha sido inspirada por Deus, sendo assim infalível, e que constitui a única autoridade no que se refere à genuína religião, e que Ele nos deu como diretriz com relação à fé e à conduta em todas as áreas da nossa vida.


Pesquisar este blog

O REINO DOS CÉUS É SEMELHANTE A UM NEGOCIANTE



Mateus 13.45,46
O reino dos céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e, tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.

A parábola fala de um mercador que negociava pérolas, ele buscava boas pérolas, no entanto se surpreende ao encontrar uma de grande valor. Era a sua grande chance, se perdesse essa oportunidade poderia não haver outra. Era o negócio da sua vida. Então, sem titubear  sabendo o tesouro que teria em sua mãos, vende tudo o que possui para adquiri-la.

Ensino:

A pérola de grande valor é Jesus Cristo e o Seu reino. Antes de conhecer a Jesus, olhamos para as nossas vidas como se tivéssemos verdadeiras pérolas em nossas mãos, mas quando reconhecemos o valor de Jesus Cristo, essa mentalidade muda, pois Ele nos faz ver que as nossas “pérolas”, na realidade, são infinitamente menos valiosas do que a que Ele nos oferece.

O desafio:

O grande desafio dessa parábola é para o negociador, que simboliza cada um de nós; ele precisa reconhecer o valor supremo da principal pérola, Jesus Cristo. Isso não é algo fácil, já que o negociador precisa se desfazer das demais pérolas que já conquistou e, só então, possuir a perola de grande valor.

Exemplos de maus negociantes:

O jovem rico falhou em reconhecer o grande valor de Jesus Cristo:
E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades” (ver Mc 10.21-22).
Alguns não reconhecendo o verdadeiro tesouro, se desviaram da fé, na busca por um tesouro inferior, que trás consigo muitas dores e tormentos:
Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores”. (1Tm 6.10)

Exemplos de bons negociantes:

Zaqueu, o maioral dos publicanos:
“Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais. Então, Jesus lhe disse: Hoje, houve salvação nesta casa, pois que também este é filho de Abraão” (Lc 19.8-9)
Paulo, o ex-fariseu:
“Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo” (Fp 3.8)

Aplicações:

Para os povos da antiguidade uma pérola de grande valor era a mais preciosa e desejada posse, objeto que trazia prazer, status e admiração. O Reino dos céus vale mais que qualquer pedra. O que significa o Reino dos céus? Significa aceitar e cumprir a vontade de Deus. Isso quer dizer que fazer a vontade de Deus não deve ser algo triste, que nos incomoda, cansativo, estressante; é algo bonito e prazeroso. Há muitas lutas, mas a beleza do Reino de Deus continua se sobressaindo. Busquem fazer a vontade de Deus como os negociantes buscam o lucro.
Há outras pérolas, mas uma só se sobressai em valor e beleza. Quer dizer que há muitas coisas boas no mundo, que você pode atribuir valor e beleza: os amigos a família, a arte, a música, a culinária, os livros, a prosperidade, o prazer em ajudar, a honestidade das pessoas. Isto é belo, mas é uma beleza inferior. A beleza suprema se encontra na aceitação da vontade de Deus. Muitas coisas são pérolas, mas a pérola suprema é a obediência voluntária a Deus que nos torna semelhante a Ele.
O negociante que procurava as boas pérolas dedicava sua vida a isso. A sua incansável busca por elas fez com que ele encontrasse uma de supremo valor, que o surpreendeu. Agora era preciso vender e sacrificar tudo para obter o tesouro. Você encontrou o reino de Deus, agora sacrifique tudo, sem exceção, para possuí-lo.

Autor: Pr. Eduardo Santos

Comentários:

Postar um comentário

PARA VER MAIS POSTAGENS CLICK NA SETA À DIREITA, LOGO ACIMA.

Envio de artigos por e-mail

Agora os artigos, escritos no próprio blog, podem ser enviados por e-mail, é só clicar no artigo desejado, descer até o final do artigo, digitar o e-mail, abaixo dessa nota, e enviar. Abençoe seus amigos divulgando-lhes artigos que os ajudarão a compreenderem as Escrituras.

Envie artigos por e-mail, em PDF

Enviar artigo em PDF para

POSTAGENS MAIS VISITADAS

DIVULGUE ESTE BLOG

BannerFans.com

POR QUE DEUS DECRETOU O MAL?

DEUS PAI COMO AGENTE DA SALVAÇÃO

DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA NOSSA SALVAÇÃO

MORTOS NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 1

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 2

A SOBERANIA X A RESPONSABILIDADE DO HOMEM

SOBERANIA DE DEUS

INERRÂNCIA DAS ESCRITURAS

Powered By Blogger