CRIADO PARA A SUA EDIFICAÇÃO

Sejam bem vindos! Aqui a verdade é exposta sem maquiagem. A Bíblia é a autoridade para falar de Deus e da Sua relação com as suas criaturas.

"Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (Atos 13.48)

Confissão de Fé

Creio que a justificação e a salvação do homem têm como causa meritória a justiça de Cristo e o seu sacrifício perfeito. A salvação dos seres humanos caídos é pela graça de Deus somente, tem como instrumento somente a fé, tem como fim somente a glória de Deus, tendo como a única fonte da verdade e a única autoridade, em relação a esse assunto, somente as Escrituras, Antigo e Novo Testamentos, num total de 66 livros.

Creio que os “cinco Solas” são a verdade bíblica:

“Sola Scriptura”. Somente as Escrituras!
“Solus Christus”. Somente Cristo!
“Sola Gratia”. Somente a graça!
“Sola Fide”. Somente a fé!
“Soli Deo Gloria”. Somente a glória de Deus!

Creio que a salvação é, do começo ao fim, uma obra de Deus (monergismo) e que o homem nada pode fazer para cooperar com Deus para a sua própria salvação. Essa visão está claramente exposta nos chamados “cinco pontos do calvinismo”:

  • Depravação total – A queda de Adão afetou a totalidade da pessoa do homem.
  • Eleição incondicional – A eleição é baseada exclusivamente na vontade de Deus e não na presciência de fé ou obras.
  • Expiação limitada – A redenção foi obtida por Cristo para os eleitos.
  • Graça irresistível – A regeneração pelo Espírito Santo é eficaz para os eleitos.
  • Perseverança de Deus junto aos Santos – Deus vai, pela graça, completar o que Ele começou na regeneração.

Creio que a Bíblia toda, Antigo e Novo Testamentos, constitui uma unidade, que a pessoa de Jesus Cristo, Sua obra e Seu reino, constituem o tema central da Bíblia e que Jesus Cristo é o único meio de salvação em todos os tempos, tanto antes como depois da Sua primeira vinda, e, portanto, somente Ele salvou todos os eleitos em todas as eras.

Creio que a Bíblia toda tenha sido inspirada por Deus, sendo assim infalível, e que constitui a única autoridade no que se refere à genuína religião, e que Ele nos deu como diretriz com relação à fé e à conduta em todas as áreas da nossa vida.


Pesquisar este blog

A VINGANÇA


ROMANOS 12.9
“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira [de Deu]; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor”. (Rm 12.9; ver Dt 32.35).
 
Intr. O ser humano tem uma natureza vingativa. Qualquer mal que sofremos a primeira frase que falamos é: “ele me paga”.
Vingança: ir contra alguém em resposta a um dano ou mal recebido. Causar dano ou mal a alguém é sempre errado. 

O DESEJO DE VINGANÇA DE ONDE VEM?

Do desejo de justiça somado a um coração amargurado, cheio de ódio e ressentimentos. Isso é típico da pessoa que não consegue perdoar. (ver 2Sm 3.27 e todo o contexto)

O DESEJO DE VINGANÇA E O ENSINO DA BIBLIA

A vingança não tem a aprovação do Senhor, pois o vingador ao executar a vingança está se recusando a esperar em Deus “Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará.” (Pv 20.22). A justiça com as próprias mãos é a recusa em esperar que Deus faça justiça.

 A VINGANÇA NÃO CABE AOS HOMENS

Davi poupa a vida de Saul, recusando-se da vingança com as próprias mãos: 1Sm 24.1-12
Palavra de Deus nos ensina a não pagar o mal com o mal:  "Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens" (Rm 12.17)
"Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos." (1Ts 5.15); "não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança" (1Pe 3.9)

A VINGANÇA PERTENCE A DEUS

Deus é vingador: Na 1.2; Hb 10.30; Sl 94.1
Ele é o vingador dos pecados sexuais: 1Ts 4.4-6
Ele tomará vingança contra os que não obedecem ao evangelho: 2Ts 1.8; Mq 5.15

Conclusão:
A vingança não deve ser vista como algo correto, devolver o mal recebido é errado. Dois erros não fazem um acerto. Receber o mal e fazer o bem ao causador do mal, isso sim é certo e nobre, o perdão é sinal de aperfeiçoamento.
A vingança não é errada quando é aplicada por alguém perfeito e incapaz de errar, pois só assim a retribuição será sempre justa. Visto que ninguém é perfeito, a vingança pertence somente a Deus.

AUTOR: PR. EDUARDO SANTOS

Comentários:

Postar um comentário

PARA VER MAIS POSTAGENS CLICK NA SETA À DIREITA, LOGO ACIMA.

Envio de artigos por e-mail

Agora os artigos, escritos no próprio blog, podem ser enviados por e-mail, é só clicar no artigo desejado, descer até o final do artigo, digitar o e-mail, abaixo dessa nota, e enviar. Abençoe seus amigos divulgando-lhes artigos que os ajudarão a compreenderem as Escrituras.

Envie artigos por e-mail, em PDF

Enviar artigo em PDF para

POSTAGENS MAIS VISITADAS

DIVULGUE ESTE BLOG

BannerFans.com

POR QUE DEUS DECRETOU O MAL?

DEUS PAI COMO AGENTE DA SALVAÇÃO

DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA NOSSA SALVAÇÃO

MORTOS NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 1

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 2

A SOBERANIA X A RESPONSABILIDADE DO HOMEM

SOBERANIA DE DEUS

INERRÂNCIA DAS ESCRITURAS

Powered By Blogger