CRIADO PARA A SUA EDIFICAÇÃO

Sejam bem vindos! Aqui a verdade é exposta sem maquiagem. A Bíblia é a autoridade para falar de Deus e da Sua relação com as suas criaturas.

"Os gentios, ouvindo isto, regozijavam-se e glorificavam a palavra do Senhor, e creram todos os que haviam sido destinados para a vida eterna" (Atos 13.48)

Confissão de Fé

Creio que a justificação e a salvação do homem têm como causa meritória a justiça de Cristo e o seu sacrifício perfeito. A salvação dos seres humanos caídos é pela graça de Deus somente, tem como instrumento somente a fé, tem como fim somente a glória de Deus, tendo como a única fonte da verdade e a única autoridade, em relação a esse assunto, somente as Escrituras, Antigo e Novo Testamentos, num total de 66 livros.

Creio que os “cinco Solas” são a verdade bíblica:

“Sola Scriptura”. Somente as Escrituras!
“Solus Christus”. Somente Cristo!
“Sola Gratia”. Somente a graça!
“Sola Fide”. Somente a fé!
“Soli Deo Gloria”. Somente a glória de Deus!

Creio que a salvação é, do começo ao fim, uma obra de Deus (monergismo) e que o homem nada pode fazer para cooperar com Deus para a sua própria salvação. Essa visão está claramente exposta nos chamados “cinco pontos do calvinismo”:

  • Depravação total – A queda de Adão afetou a totalidade da pessoa do homem.
  • Eleição incondicional – A eleição é baseada exclusivamente na vontade de Deus e não na presciência de fé ou obras.
  • Expiação limitada – A redenção foi obtida por Cristo para os eleitos.
  • Graça irresistível – A regeneração pelo Espírito Santo é eficaz para os eleitos.
  • Perseverança de Deus junto aos Santos – Deus vai, pela graça, completar o que Ele começou na regeneração.

Creio que a Bíblia toda, Antigo e Novo Testamentos, constitui uma unidade, que a pessoa de Jesus Cristo, Sua obra e Seu reino, constituem o tema central da Bíblia e que Jesus Cristo é o único meio de salvação em todos os tempos, tanto antes como depois da Sua primeira vinda, e, portanto, somente Ele salvou todos os eleitos em todas as eras.

Creio que a Bíblia toda tenha sido inspirada por Deus, sendo assim infalível, e que constitui a única autoridade no que se refere à genuína religião, e que Ele nos deu como diretriz com relação à fé e à conduta em todas as áreas da nossa vida.


Pesquisar este blog

O QUE É ONIPOTÊNCIA?


A ONIPOTÊNCIA DE DEUS


“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” (Ef 3.20-21)

A Bíblia se refere a Deus como o Todo-Poderoso (Gn 17.1). Mas o que significa a onipotência de Deus? Se não tivermos a correta definição dessa palavra, ao nos deparar com um ateu intelectual acabaremos sem respostas para os seus questionamentos.

Se um ateu intelectual lhe perguntasse: Deus pode criar uma pedra tão grande que Ele mesmo não possa movê-la? O que você responderia? Se você responder que sim, então existe algo que Deus não pode fazer: Ele não pode mover a pedra. Se você responder que não, então está declarando que Deus não pode criar tal pedra. As duas respostas nos encurralam a admitir que Deus não pode todas as coisas.

A resposta para essa pergunta se torna fácil quando você descobre que na realidade Deus não pode fazer qualquer coisa. Por exemplo, Deus não pode mentir (Tt 1.1-2; Hb 6.18), não pode tentar (Tg 1.13), não pode agir contra sua própria natureza (2Tm 2.13), não pode se arrepender à semelhança dos homens (1Sm 15.29), não pode aniquilar-se (1Tm 6.16), pois é eterno (Sl 90.2) e imutável (Ml 3.6) etc.

Deus pode criar uma pedra tão grande que ele mesmo não possa movê-la? A resposta é não. E por que não? Porque Deus não pode deixar de ser Deus. Ele não pode agir contra a sua própria natureza. Se Deus criasse uma pedra que Ele não pudesse mover, então existiria algo mais forte do que Ele mesmo. Deus não é Deus de contradições, é por essa razão que Ele não pode ser eterno e criado ao mesmo tempo.

Teologicamente, onipotência não significa que Deus pode fazer qualquer coisa, como já vimos. Onipotência quer dizer que Deus tem todo o poder, e esse poder está condicionado à sua santa vontade. Não usará esse poder pra qualquer coisa. Onipotência quer dizer que Deus mantém poder absoluto sobre todas as coisas que existe, ou seja, nem um só grão de areia solto no ar está fora do poder controlador dEle. Ele tem poder ilimitado, mas por causa da sua perfeição não pode fazer qualquer coisa. A onipotência de Deus quer dizer que ninguém pode deter a sua mão e que Ele fará tudo o que for do seu agrado:

“Todos os moradores da terra são por Ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, Ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?” (Dn 4.35)

Deus é onipotente porque pode fazer o que ele quiser, no entanto, devemos nos lembrar que sua vontade é condicionada por sua natureza e caráter: “No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada” (Sl 115.3).

“Para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas” (Lc 1.37). Precisamos entender o que o anjo Gabriel queria dizer: Tudo o que Deus prometeu irá se realizar, por mais difícil que pareça ser para os homens. No entanto, Deus não promete criar contradições. Ele nunca irá prometer criar um quadrado redondo, por exemplo. Daqui aprendemos que onipotência é a virtude de Deus, incomunicável, que lhe permite fazer tudo o que for da sua santa vontade.

Jesus certa vez disse que “é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.” (Mt 19.24). Os discípulos, então disseram: “Sendo assim, quem pode ser salvo? Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível.” (Mt 19.25,26). Todavia, Hebreus 6.18 diz que “é impossível que Deus minta”. Essa aparente contradição é resolvida quando entendemos que Jesus queria dizer que tudo o que Deus se propõe a fazer certamente Ele fará: “Eis que eu sou o Senhor, o Deus de todos os viventes; acaso, haveria coisa demasiadamente maravilhosa para mim?” (Jr 32.27)

Às vezes dizemos que Deus pode algo, mas não faz. Isso é verdade para muitas coisas, mas não para todas as coisas. Deus criou Adão e Eva perfeitos, mas com a possibilidade de pecar, então eles decidiram pecar, eis a razão da decadência do ser humano. Isso não acontece com Deus, não há possibilidade de Deus deixar de ser perfeito. Por isso não há possilidade de Deus mentir, praticar injustiça, aniquilar-se etc. Sendo assim, onipotência não é poder todas as coisas, mas sim ter poder sobre tudo.

Demonstração da onipotência de Deus:

[Josafá] “disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir.” (2Cr 20.6)

“Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás?” (Is 14.27)

“Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor; este, segundo o seu querer, o inclina.” (Pv 21.1)

“Porquanto do Senhor vinha o endurecimento do seu coração [dos povos que se levantaram contra Israel] para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem totalmente destruídos e não lograssem piedade alguma; antes, fossem de todo destruídos, como o Senhor tinha ordenado a Moisés”. (Js 11.19-20)

“Disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todos os milagres que te hei posto na mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.” (Ex 4.21; ver 7.3; 9.12; 10.1,20,27; 11.10; 14.4,8)

“Teus são os céus, tua, a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste. O Norte e o Sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermom exultam em teu nome.” (Sl 89.11-12)


Versículo para memorizar:

“Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos! Que leve sussurro temos ouvido dele! Mas o trovão do seu poder, quem o entenderá?” (Jó 26.14)

Autor: Pr. Eduardo Santos
1ª Igreja Cristã Evangélica da AICEB
Caxias-MA

3 Comentários:

Anônimo disse...

PR. SE DEUS É ONISCIENTE, LOGO ELE SABIA QUE ADÃO E EVA IRIAM DESOBEDECER E PECAR, PORQUE DEUS PERMITIU ISSO E TEVE QUE ENVIAR JESUS PARA MORRER PELO PECADO DELES E PORQUE SOMOS TODOS PECADORES POR CAUSA DO PECADO DE ADÃO E EVA? DEUS SABIA DISSO E MESMO ASSIM PERMITIU, ME DIGA PORQUE?

EDUARDO disse...

Devido o pouco espaço falarei resumidamente. O seu questionamento é "SE DEUS É ONISCIENTE, LOGO ELE SABIA QUE ADÃO E EVA IRIAM DESOBEDECER E PECAR, POR QUE DEUS PERMITIU ISSO?". A Bíblia ensina que a ira do homem há de louvar a Deus (Sl 76.10). Deus não é o autor do pecado, mas pela entrada do pecado no mundo foi que nós viemos a conhecer o que é a misericórdia de Deus. Se não houvesse entrado o pecado no mundo, nunca provaríamos da misericórdia de Deus, pois essa virtude só é exercida em seres pecadores, miseráveis. Os anjos que nunca pecaram nunca provaram da misericórdia de Deus, eles provaram da graça. A criação dos anjos foi pela graça. A misericórdia, no entanto, só é exercida onde há pecado. Deus usou o pecado do homem para o louvor da sua glória. "PORQUE DEUS TEVE QUE ENVIAR JESUS PARA MORRER PELO PECADO DELES?". A resposta é: porque o pecado entrou no mundo por meio de um homem, a salvação teria de ser por meio de um homem. E a salvação do homem para ser merecida, este deveria cumprir toda a lei de Deus. A Serpente, também chamada Satanás, derrotou o homem, então o homem teria que vencer a Serpente. Nenhum homem sobre a face da terra foi capaz de fazer isso, então Deus se fez homem e conquistou a salvação na cruz e na cruz venceu Satanás.

EDUARDO disse...

Você perguntou ainda: "POR QUE SOMOS TODOS PECADORES POR CAUSA DO PECADO DE ADÃO E EVA?" A Bíblia responde: "Quem da imundícia poderá tirar coisa pura? Ninguém!" Jó 14:4. E Davi diz: "Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe" Sl 51:5. Adão e Eva se tornaram impuros, a partir daí todos que descendem deles são impuros, ou seja, pecadores desde o nascimento. A bíblia também mostra Adão como o cabeça de toda a raça humana. Um exemplo disso é o presidente de um país. Se alguém declarar guerra contra ele, não só ele está em guerra, mas toda a nação. Ler também Rm 5:12-19

Postar um comentário

PARA VER MAIS POSTAGENS CLICK NA SETA À DIREITA, LOGO ACIMA.

Envio de artigos por e-mail

Agora os artigos, escritos no próprio blog, podem ser enviados por e-mail, é só clicar no artigo desejado, descer até o final do artigo, digitar o e-mail, abaixo dessa nota, e enviar. Abençoe seus amigos divulgando-lhes artigos que os ajudarão a compreenderem as Escrituras.

Envie artigos por e-mail, em PDF

Enviar artigo em PDF para

POSTAGENS MAIS VISITADAS

DIVULGUE ESTE BLOG

BannerFans.com

POR QUE DEUS DECRETOU O MAL?

DEUS PAI COMO AGENTE DA SALVAÇÃO

DEUS FILHO E DEUS ESPÍRITO SANTO COMO AGENTE DA NOSSA SALVAÇÃO

MORTOS NÃO TEM LIVRE-ARBÍTRIO

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 1

A ESCRAVIDÃO DO ARBÍTRIO 2

A SOBERANIA X A RESPONSABILIDADE DO HOMEM

SOBERANIA DE DEUS

INERRÂNCIA DAS ESCRITURAS

Powered By Blogger